sábado, 23 de abril de 2011

Será real? Ou tenho Agnosia?

      O nosso cérebro é sem dúvida, o órgão mais incrível de nosso corpo. É através dele que pensamos, formamos frases, processamos imagens, armazenamos informações, criamos obras de arte, determinamos nossa personalidade, enfim... Sem essa magnífica máquina, seriamos apenas, agrupamentos de células sem finalidade alguma.
      Mas é através dele que observamos uma série de patologias bizarras, como por exemplo, a Agnosia, um problemas que quando presente causa um disturbio na identificação de formas e objetos. Esta pode ser de dois tipos, a agnosia visual associativa e a agnosia perceptiva. A primeira se caracteriza pelo paciente conseguir perceber perfeitamente as formas de um objeto, entretanto, ele não consegue atribuir um significado à sua  imagem.
      Já na agnosia perceptiva, o paciente não consegue perceber direito a forma dos objetos. Para esse cérebro, não há diferença entre um círculo e um quadrado.
      A agnosia é apenas um exemplo de disturbio provocado por algum tipo de deficit cerebral. Existem vários outros problemas que serão futuramente expostos nesse blog. Entretanto, somente com este exemplo, é possível se observar o quanto uma pequena falha em nosso cérebro pode causar tantos transtornos em nossas atividades cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário